Entenda o que é o tributo ITBI e como pagar para transferir um imóvel

O ITBI precisa ser pago para possibilitar e comprovar a transferência de imóveis e varia de acordo com a alíquota de cada município


O que é ITBI

ITBI significa Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. É imposto obrigatório que deve ser pago para adquirir um imóvel pois ele é a garantia da transferência para o novo comprador. Então, se não houver pagamento, o imóvel não pode ser transferido, pois a documentação não é liberada.

O preço varia entre 2% a 4% de acordo com cada região pois é calculado a partir da multiplicação entre o valor da compra do imóvel e o valor da alíquota. Você pode conseguir descontos em algumas situações:

  • Se o imóvel for financiado pelo Sistema financeiro de Habitação (SFH), há desconto de 50%.
  • Se for o primeiro imóvel adquirido através do SFH, pode haver isenção da taxa dependendo do valor pago.
  • Para quem adquire o imóvel através do programa Minha Casa Minha Vida, também há insenção ou desconto, pois varia conforme o município.

Mas como pagar?

A prefeitura de cada cidade estipula um momento correto para o pagamento do tributo, mas ele só precisa ser pago uma vez – para transferir o imóvel. O prazo geralmente é de 30 dias após fechar o negócio, mas é válido se certificar no cartório da sua região. Fique atento: em caso de financiamento imobiliário é necessário quitar o tributo antes de assinar o contrato no banco.

Entenda um pouco mais

Se o imóvel comprado estiver na planta, ainda sim é necessário pagar o tributo – levando em consideração o empreendimento “pronto” da planta avaliado pela prefeitura. Além disso, alguns municípios não permitem o parcelamento dessa taxa. Se informe na prefeitura ou cartório da sua cidade para se organizar!

Ou fale com um corretor de imóveis para te assessorar neste processo. Com a Coppi Imóveis você conta com um profissional experiente que estará ao seu lado em todos os processos de compra e venda de imóveis.

Gosta de nossos artigos? Então continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *